quarta-feira, 22 de agosto de 2018

INFORMATIVO PAPO CABEÇA: a política, na visão de estudantes do ensino médio

Equipe editorial do Informativo Papo Cabeça: à esquerda do aluno Pablo Gouvêa: Vitória (acima), Lisa e Vanessa, Maria Júlia (embaixo). Lado direito do aluno Pablo Gouvêa: Mariana (acima), Luíza e Beatriz.

          Estudantes do 3º ano do ensino médio do Colégio Soberano (Cataguases-MG) promoveram o lançamento, no mês de julho último, do Informativo Papo Cabeça, que tem como objetivo colocar à disposição de outros estudantes uma gama de informações que possam levar à reflexão sobre o tema "Política", estudado na disciplina de Filosofia durante o  primeiro e segundo bimestres, sob a fundamentação do livro didático "Pensar filosoficamente", de autoria da professora Ana Idalina Carvalho Nunes. O livro traz uma abordagem da política na visão de filósofos, desde o período clássico grego até o século XX, colocando em cena as ideias políticas de Platão, Aristóteles, Maquiavel, Hobbes, Montesquieu, Adam Smith e Karl Marx.  
        Beatriz Bayonetta, Lisa Borges, Luiza Freitas Loures de Oliveira, Maria Júlia Raváglia, Mariana Moraes, Pablo Gouvêa, Vanessa  Azevedo Garcia e Vitória Meneguery tomaram a iniciativa de produzir artigos que, reunidos, resultaram na publicação do informativo e lançamento na escola, durante um evento que foi denominado como "Intervalo Filosófico", que teve a participação de todos os estudantes do ensino médio da escola, bem como de professores, professoras e da diretora Vera Nilce Aguiar, da coordenadora Roseli Mendonça, além de outros membros da direção.  
           

EDITORIAL

                                                                                            Por Luiza Freitas Loures de Oliveira


      O tema abordado neste primeiro número do informativo “Papo Cabeça” tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre o voto, dando a elas informações para que possam eleger um bom candidato nas eleições, através de discussões e esclarecimentos sobre os partidos políticos. São, ao todo, seis pequenos artigos que discutem a política brasileira. 
      O primeiro artigo demonstra como a participação política através das redes sociais aumentou, devido ao grande avanço tecnológico, tendo uma maior participação dos indivíduos, marcada pela liberdade de expressão. O segundo artigo apresenta a caracterização das posições partidárias, demonstrando os “rótulos” dados a pessoas que possuem opiniões e posicionamentos opostos em relação à política no Brasil, designados como “coxinhas” e “mortadelas”. Quem é quem na política brasileira? Es-ta é a pergunta que o artigo procura responder. Já o terceiro artigo apresenta caminhos para identificar mentiras políticas que são veiculadas pelas redes sociais, as chamadas “fake news”, falsas verdades que são divulgadas, causando transtornos que representam um grande perigo para a democracia brasileira. O artigo alerta para a importância de identificar a má intenção por trás de uma verdade simplista e aceitável pelos que têm pouca informação e formação. O quarto artigo apresenta as diferenças entre o capitalismo e o socialismo, a fim de levar leitores e leitoras a tirarem suas próprias conclusões e a escolherem o caminho que consideram mais adequado para a nossa política. 
      Por fim, os dois últimos artigos alertam para a importância de se preparar para uma boa escolha nas eleições e falam da importância de se escolher com consciência os deputados e senadores no período das eleições. Também contribuem para que os leitores consigam se situar nesse contexto e aprendam a reconhecer a importância dos vários posicionamentos ideológicos e políticos para a construção de uma democracia correta.
      Nós, da equipe editorial, preparamos todo esse material acreditando que ele poderá trazer grande contribuição para nossos leitores e leitoras, servindo como base para a análise imparcial das situações políticas vivenciadas em nosso país. Boa leitura!

                             OPINIÃO                                      

                                                                                                                Por Pablo Gouvêa    
  
      A política no Brasil foi e continua sendo  um  tema  muito  pautado, talvez por sempre ter sido marcada por grandes escândalos. O informativo "Papo Cabeça", feito pelos alunos do terceiro ano do Colégio Soberano (Cataguases /MG), traz aqui o seu primeiro número sob o tema "Política", com o objetivo de levar leitores e leitoras, sejam adolescentes ou adultos, a uma reflexão sobre a política brasileira e à conscientização da importância em levar a sério o direito de selecionar aqueles que vão nos representar e trazer soluções para o Brasil.
      Como aluno e integrante do grupo que produziu o informativo, embora tenha atuado como relações públicas da equipe, acabei me envolvendo muito com a produção do informativo e li, antes da publicação, todos os artigos. Dentre todos, me chamou a atenção em especial o artigo da Maria Júlia Raváglia, "Coxinhas e mortadelas: quem é quem na política brasileira?" e também gostei muito do artigo "Quais as diferenças entre capitalismo e socialismo?", escrito pela colega Vitória Meneguery. Mas todos os artigos são muito importantes e abordam assuntos que estão sempre presentes nas redes sociais e podem nos ajudar a assumir um posicionamento diante das postagens que vemos diariamente e que, muitas vezes, não sabemos se são verdadeiras ou se são apenas "fake news". 
      Com a distribuição do informativo entre  os  estudantes  e  professores  eu  espero  que  os  alunos leiam e busquem o aprendizado cada vez mais nesses temas que são sempre falados, e que aprendam a debater saudavelmente, qualificadamente,  buscando  sempre  compartilhar o conhecimento com os amigos a fim de que possamos espalhar um conhecimento bem fundamentado.










Um comentário:

ANTROPOLOGIA - SOBRE A OBRA "OS RITOS DE PASSAGEM", DE ARNOLD VAN GENNEP

Foto de 1920. Autor desconhecido.  Fonte:    http://www. intermedi a. uio.no/ariadne/Kulturhistorie/bilder/arnold-van-gennep        ...