domingo, 13 de agosto de 2017

CRIMINALIZAR PARA PUNIR: a dinâmica de neutralização da juventude pobre e negra do Brasil


Baseado em estudo realizado dentro da escola que funciona no presídio da cidade de Cataguases (MG) o livro da professora Ana Idalina Carvalho Nunes discute, utilizando como base teórica principal a obra do sociólogo francês Loïc Wacquant, a relação entre a punição e o sistema neoliberal no mundo e no Brasil.

O livro é dividido em cinco capítulos: o primeiro traz uma retrospectiva histórica da prisão e do sistema punitivo, da Idade Média aos dias atuais. O segundo fala da punição da pobreza no século XX, com ênfase no papel desempenhado pela mídia na disseminação do medo dos que pertencem às camadas mais pobres da sociedade. O terceiro capítulo aborda o neoliberalismo e o Welfare State,  mostrando o seu reflexo nas políticas sociais e explicando a ideologia neoliberal.

No quarto capítulo, a autora lança luz sobre a situação brasileira, dando ênfase ao sistema punitivo brasileiro, à questão racial e às políticas sociais e apontando os aspectos diferenciados que o neoliberalismo adquire no Brasil. 

O capítulo final do livro corresponde a um estudo de caso desenvolvido na escola prisional, comprovando a teoria da ligação entre  neoliberalismo e encarceramento de jovens pobres. O estudo foi desenvolvido dentro da escola prisional, durante o tempo em que a pesquisadora atuou como professora de Filosofia, Sociologia e Arte (2012-2013).

O epílogo traz "A história de um campeão", escrita por Emerson Soares Albano, um dos ex-alunos que participaram da pesquisa  e que hoje é atleta consagrado do Jiu-Jitsu.
Emerson Soares, Idalina Carvalho Nunes e
 Lenir Soares, no coquetel de lançamento do livro.
À direita, Emerson Soares sendo consagrado campeão do
torneio Rei do Tatame na cidade de Mar de Espanha (MG)














Em suma, trata-se de um livro que serve como referência para graduandos e pós-graduandos que se interessam pelo campo da pesquisa sobre prisões, bem como para os que buscam conhecer melhor o sistema punitivo para formar uma opinião e adquirir argumentos consistentes para a construção de uma argumentação sólida.

CRIMINALIZAR PARA PUNIR: a dinâmica de neutralização da juventude pobre e negra no Brasil
Autora: Ana Idalina Carvalho Nunes
Editora: AICN (Edições do Autor)
Formato: 14 x 21
Páginas; 88 p., miolo em papel pólen 80 gr.
Capa laminação fosca.
ISBN: 978-85-918218-2-2
Preço: 30 reais (despesas postais: acrescenta-se 5 reais ao preço do livro)
Pedidos para:  idalinadecarvalho@gmail.com

A autora é mestra em Ciências Sociais, especialista em Filosofia , Cultura e Sociedade, licenciada e bacharela em Filosofia (UFJF). Professora de Ética no ensino técnico da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais. Professora de Filosofia no Colégio Soberano em Cataguases (MG).

Saiba mais sobre a autora e seus estudos:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANTROPOLOGIA - SOBRE A OBRA "OS RITOS DE PASSAGEM", DE ARNOLD VAN GENNEP

Foto de 1920. Autor desconhecido.  Fonte:    http://www. intermedi a. uio.no/ariadne/Kulturhistorie/bilder/arnold-van-gennep        ...