Baseado em estudo realizado dentro da escola que funciona no presídio da cidade de Cataguases (MG) o livro da professora Ana Idalina Carvalho Nunes discute, utilizando como base teórica principal a obra do sociólogo francês Loïc Wacquant, a relação entre a punição e o sistema neoliberal no mundo e no Brasil.
O livro é dividido em cinco capítulos: o primeiro traz uma retrospectiva histórica da prisão e do sistema punitivo, da Idade Média aos dias atuais. O segundo fala da punição da pobreza no século XX, com ênfase no papel desempenhado pela mídia na disseminação do medo dos que pertencem às camadas mais pobres da sociedade. O terceiro capítulo aborda o neoliberalismo e o Welfare State, mostrando o seu reflexo nas políticas sociais e explicando a ideologia neoliberal.
No quarto capítulo, a autora lança luz sobre a situação brasileira, dando ênfase ao sistema punitivo brasileiro, à questão racial e às políticas sociais e apontando os aspectos diferenciados que o neoliberalismo adquire no Brasil.
O capítulo final do livro corresponde a um estudo de caso desenvolvido na escola prisional, comprovando a teoria da ligação entre neoliberalismo e encarceramento de jovens pobres. O estudo foi desenvolvido dentro da escola prisional, durante o tempo em que a pesquisadora atuou como professora de Filosofia, Sociologia e Arte (2012-2013).
O epílogo traz "A história de um campeão", escrita por Emerson Soares Albano, um dos ex-alunos que participaram da pesquisa e que hoje é atleta consagrado do Jiu-Jitsu.
O epílogo traz "A história de um campeão", escrita por Emerson Soares Albano, um dos ex-alunos que participaram da pesquisa e que hoje é atleta consagrado do Jiu-Jitsu.
Emerson Soares, Idalina Carvalho Nunes e Lenir Soares, no coquetel de lançamento do livro. |
À direita, Emerson Soares sendo consagrado campeão do torneio Rei do Tatame na cidade de Mar de Espanha (MG) |
Em suma, trata-se de um livro que serve como referência para graduandos e pós-graduandos que se interessam pelo campo da pesquisa sobre prisões, bem como para os que buscam conhecer melhor o sistema punitivo para formar uma opinião e adquirir argumentos consistentes para a construção de uma argumentação sólida.
CRIMINALIZAR PARA PUNIR: a dinâmica de neutralização da juventude pobre e negra no Brasil
Autora: Ana Idalina Carvalho Nunes
Editora: AICN (Edições do Autor)
Formato: 14 x 21
Páginas; 88 p., miolo em papel pólen 80 gr.
Capa laminação fosca.
ISBN: 978-85-918218-2-2
ISBN: 978-85-918218-2-2
Preço: 30 reais (despesas postais: acrescenta-se 5 reais ao preço do livro)
Pedidos para: idalinadecarvalho@gmail.com
Saiba mais sobre a autora e seus estudos: