A ideia de produzir o livro didático "Pensar filosoficamente" surgiu da minha inquietude diante do ensino da filosofia na educação básica. A partir de uma análise atenciosa do material didático disponível no mercado editorial, percebi que tratava-se de um apanhado de livros que privilegiavam a história da Filosofia, deixando de focar na questão da formação e desenvolvimento do pensamento filosófico entre os jovens. Dessa forma, iniciei o ano de 2018 pensando em meus alunos e alunas: passei alguns dias refletindo sobre seus anseios, sobre a expectativa de seus pais e também sobre a proposta pedagógica da escola. Principalmente em se tratando de filosofia, é preciso ter ética na atuação profissional e oferecer conhecimentos que possam vir a contribuir para a vida dos jovens aprendizes.
Pensei no quanto alguns alunos se mantêm focados no sucesso que desejam ter no ENEM e quis muito encontrar um meio de contribuir mais eficazmente para o alcance da aprovação no referido exame. Pensei também nos que ainda não se sentem prontos para iniciar a vida acadêmica e preferem adiar uma escolha profissional. Por fim, quis dar atenção aos que sentem alguma dificuldade em assimilar o conhecimento oferecido, apesar de quererem muito o seu espaço no mundo profissional e acadêmico. Assim, diante dessa diversidade de anseios, decidi desenvolver uma metodologia que pudesse atender a todos de forma satisfatória. E, para chegar a um plano de curso, me lancei numa pesquisa para delimitar conteúdos que estivessem dentro das questões abordadas no ENEM, mas que pudessem, além disso, levar os alunos a desenvolverem a argumentação lógica, tornando-se capacitados tanto para analisar quanto para construir o discurso. Afinal, levar o aluno a se apropriar do discurso e a adquirir domínio sobre ele é tornar possível a sua integração no mundo em todos os aspectos. Foi a partir desse raciocínio que delimitei, como fio condutor do livro didático "Pensar filosoficamente" a questão do discurso, da argumentação, da retórica, da dialética.
Assim, partindo da mitologia grega e da compreensão do mito como forma de conhecimento que perdura até os dias atuais, explicando de forma mágica os fenômenos desconhecidos que nos assustam, o livro cria uma ponte entre passado e presente, buscando, através da contextualização, levar os alunos a compreenderem todo o processo de construção do conhecimento científico, a partir da passagem do mito ao logos. A primeira das três partes do livro aborda a busca da origem do mundo e das coisas pelos pré-socráticos, tratando também da retórica sofista e da dialética socrática. As atividades propostas para a sala de aula são dinâmicas e propõem a utilização de vídeos e música como provocadores para a "investigação dialógica", conceito proposto pelo prof. Dr. Juarez Gomes Sofiste (UFJF), em seu livro "Sócrates e o ensino da filosofia" (Vozes, 2007).
A segunda parte do livro propõe o ensino da Lógica, numa abordagem que promove uma interdisciplinaridade com a Matemática, Língua Portuguesa, Redação e Ciências Sociais e, de maneira mais indireta, com outras áreas de conhecimento. A obra traz a lógica dedutiva e indutiva, apresentando inúmeras atividades da lógica proposicional, lógica dos predicados, análise e construção de argumentos lógicos, teoria e prática na aplicação do raciocínio indutivo na pesquisa científica.
A terceira e última parte da obra se dedica à fundamentação teórica de temas filosóficos contemporâneos, levando os aprendizes à compreensão mais aprofundada de questões que estão presentes em discussões nas redes sociais e nos noticiários, buscando ainda abordar a filosofia atual e os temas que despertam o interesse dos filósofos contemporâneos.
Os objetivos da obra são:
1. levar os alunos a uma apropriação dos conceitos filosóficos e à compreensão da forma como se dá a produção de conhecimento científico;
2. Contribuir para que alunos e alunas aprendam a analisar argumentos e a compreender enunciados e discursos ou textos, através da estruturação lógica do raciocínio;
3. Levar os aprendizes a se tornarem capazes de dialogar e apresentar argumentos consistentes para fundamentar seus posicionamentos;
4. Desenvolver nos aprendizes a capacidade de estruturar logicamente o raciocínio, apresentando argumentação válida, na produção do texto escrito;
5. Levar alunos a alunas a desenvolverem a retórica.
6. Oferecer conhecimentos que levem o aluno à aprovação no ENEM (dando ênfase à análise e produção de argumentos e do discurso, deixando em segundo plano a questão do conteudismo)
Alcançados esses objetivos, poder-se-á afirmar que as aulas de Filosofia terão cumprido seu papel de promover a formação do pensamento filosófico, melhorando a qualidade da comunicação entre os alunos e alunas e contribuindo para um bom desenvolvimento em todas as disciplinas escolares.
E, compreendendo que a boa comunicação é um fator que contribui de forma eficaz para o pertencimento social, tornar-se-á também possível afirmar que a metodologia apresentada pelo livro contribui para a formação de cidadãos melhores e mais bem sucedidos.
E, compreendendo que a boa comunicação é um fator que contribui de forma eficaz para o pertencimento social, tornar-se-á também possível afirmar que a metodologia apresentada pelo livro contribui para a formação de cidadãos melhores e mais bem sucedidos.
Prof. Mª. Ana Idalina Carvalho Nunes
Mestra em Ciências Sociais, especialista em Filosofia, Cultura e Sociedade, bacharela e licenciada em Filosofia (todos os cursos pela UFJF). Escritora.
Saiba mais sobre a autora:
Observação: a título de desenvolvimento da metodologia criada, o livro estará disponível apenas para alunos e alunas do Colégio Soberano em 2018, onde será realizado o projeto. Em 2019 o livro será disponibilizado para venda em nível nacional.